segunda-feira, 10 de novembro de 2014

A Dança da Morte

Nascido em 21 de setembro de 1947 no Maine, Stephen King é um dos escritores mais famosos do gênero de suspense e horror, seus livros já venderam mais de 350 milhões de cópias em todo o mundo.
Stephen King


Publicado originalmente em 1978, A Dança da Morte é uma das obras mais aclamadas do escritor. Retratando um mundo devastado pela "Gripe Azul" ou "Capitão Viajante", a Dança da Morte está dividido em três partes, em sequência cronológica, cada uma desenvolvendo uma etapa específica da história.

Parte 1 - Capitão Viajante
   A primeira parte do livro nos apresenta a doença "Capitão Viajante", uma gripe geneticamente alterada pelo governo dos Estados Unidos que deveria ser mantida em total sigilo e segurança, e aos protagonistas do livro: Stuart Redman; Francis Goldsmith; Larry Underwood; Abagail Freemantale; Nick Andros; Tom Cullen.
  Um nanosegundo de erro em um computador faz com que o vírus seja libertado, dando início a devastação de quase todos os seres vivos do planeta terra. Nos primeiros dias o infectado apresenta sintomas de uma gripe comum, porém após algumas semanas os sintomas começar a se agravar, a pessoa começa a ter alucinações, febre extremamente alta, náuseas e subitamente morre. Quase toda a população morre devido a Gripe Azul, sobrando apenas uns milhares de pessoas que ficam dispersas e sem rumo devido a total devastação da sociedade.

Parte 2 - Na fronteira
   A segunda parte do  livro nos introduz a figura antagônica de Randall Flagg, um homem misterioso que quer construir um novo mundo baseado em seus ideais e suas regras e a Abagail Fremantale ou Mãe Abagail, uma senhora de 108 anos que vive no Nebraska e parece ser a salvação para o novo mundo.
   Os sobreviventes começam a ter sonhos com o Homem Escuro (Randall Flagg) e com Mãe Abagail, alguns decidem ir de encontro a ela no Nebraska e outros decidem seguir o Homem Escuro.
   Conforme a história vai se desenvolvendo somos apresentados a novos personagens, novos cenários e passamos a ter uma ideia de como o Homem Escuro e Mãe Abagail tem influência sobre os sobreviventes (eles chegam a comparar Flagg ao diabo encarnado e Abagail uma enviada do próprio Deus). Os seguidores de mãe Abagail se reúnem em Boulder, cidade no colorado, e começam a reconstruir uma nova sociedade baseada na democracia e nos bons costumes. Já em Las Vegas, Randall Flagg constrói uma sociedade sob suas idéias fascistas.

Parte 3 - A resistência
A terceira e última parte do livro nos revela alguns segredos sobre a Gripe Azul e como ela foi criada, nos mostra o passado do Homem Escuro e sua origem, e também nos leva a parte final da jornada dos grupos de sobreviventes, que ao tomarem consciência de si, percebem que veem um como ameaça ao outro, então partem para uma batalha final do bem contra o mal em um cenário devastado.


É impossível ler essa obra e não se questionar sobre a natureza de cada ser humano,impossível não pensar sobre o rumo que nossa vida toma e que às vezes nem percebemos.A identificação pessoal com personagens será inevitável, dificilmente tantos personagens sairão da mente do leitor.

-

Assim como em outras obras do autor, A Dança da Morte aparece na saga A Torre Negra, no livro 4 "Mago e Vidro" quando Roland atravessa um portal para outro mundo, encontra um lugar devastado e o castelo de Oz habitado por ninguém menos que.... RANDALL FLAGG!

Para quem conhece e lê muitas obras de Stephen King, sabe que seu vilão favorito é Randall Flagg. Ele aparece em várias obras do autor, mostrando a incrível relação entre mundos que Stephen faz em suas obras e se consolida na saga A Torre Negra.

Obras em que Flagg aparece:
A Torre Negra 1 ao 7
A Dança da Morte
Os Olhos do Dragão
A Hora do Vampiro
Nasce o Pistoleiro
O Longo Caminho para Casa
O Mago
*Flagg também é mencionado em algumas outras obras*

Nomes que ele adota:
Randall Flagg
Walter Padick
O Homem de Preto
Walter O'dim
Martem Broadclock
Reverendo Flagg
Richard Fannin
O Homem sem Face
The Walking Dude

Stephen King comentou em várias entrevistas, que Flagg simplesmente apareceu em sua mente com a frase: "O Homem de Preto Fugia pelo Deserto e o Pistoleiro ia Atrás" e desde então, começou a usar o personagem em várias de suas estorias.



Vídeos:





Postado por: Valter Vinicius

0 comentários:

Postar um comentário